Prova do curso introdutório M1- Agente Comunitário de Saúde

Página 1

1 - Quais são as diretrizes do SUS para a gestão dos serviços de saúde?

a) Descentralização, regionalização e hierarquização

b) Centralização, universalização e seletividade

c) Regionalização, gratuidade e seletividade

d) Descentralização, universalização e gratuidade

2 - São considerados princípios organizativos do SUS, conforme o Sistema Único de Saúde:

a) Universalidade, Hierarquização

b) Participação Social, Integralidade

c) Equidade, Descentralização

d) Regionalização e Hierarquização

3 - Qual é a diferença entre regionalização e hierarquização no contexto do SUS?

a) Regionalização refere-se à divisão do país em regiões de saúde, enquanto hierarquização refere-se à organização dos serviços de saúde em níveis de complexidade.

b) Regionalização refere-se à alocação de recursos para diferentes regiões, enquanto hierarquização refere-se à organização dos profissionais de saúde em uma hierarquia.

c) Regionalização refere-se à distribuição equitativa de profissionais de saúde, enquanto hierarquização refere-se à distribuição equitativa de recursos financeiros.

d) Regionalização refere-se à descentralização dos serviços de saúde, enquanto hierarquização refere-se à centralização das decisões de saúde.

4 - Qual é o principal propósito do mapeamento da área de atuação do Agente Comunitário de Saúde

a) Identificar áreas com maior potencial turístico.

b) Estabelecer limites geográficos para fins administrativos.

c) Coletar dados demográficos para uso estatístico.

d) Permitir uma abordagem personalizada na promoção da saúde na comunidade.

5 - Durante a fase de identificação de pontos de referência, por que é importante localizar instalações de serviços de saúde na área de atuação?

a) Para planejar eventos de conscientização sobre a importância da saúde.

b) Para identificar locais onde os moradores podem buscar atendimento de saúde.

c) Para determinar os melhores locais para a realização de atividades esportivas.

d) Para garantir que os agentes comunitários de saúde estejam próximos aos serviços de emergência.

6) - A Lei n. 13.595, de 5 de janeiro de 2018:

a) Altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para dispor sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. b) Altera a Lei nº 11.350, de 5 de agosto de 2006, para dispor sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. c) Altera a Lei nº 11.350, de 15 de outubro de 2006, para dispor sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. d) Altera a Lei nº 11.350, de 15 de outubro de 2010, para dispor sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

7 - De acordo com o modelo de atenção em saúde fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família, são consideradas atividades típicas do Agente Comunitário de saúde na sua área geográfica de atuação, julgue as afirmações a seguir:

I – A utilização de instrumentos para diagnostico demográfico e sociocultural; II – Visitas domiciliares, detalhadas, com coleta e registro de dados, sem fim exclusivo de controle e planejamento das ações de saúde; III – A mobilização da comunidade e o estimulo à participação nas políticas públicas voltadas para as áreas da saúde e socioeducacional;

Assinale a afirmativa correta:

a) As afirmações I e II estão corretas.

b) As afirmações II e III estão corretas.

c) As afirmações I e III estão corretas.

d) Todas as alternativas estão corretas.

8 - São diretrizes e objetivos do processo de trabalho das e-Multi (equipe Multidisciplinar), para atender a demanda em saúde da pessoa, da população e do território:

I – Pautar-se pelo princípio da integralidade da atenção à saúde; II – Integrar práticas de assistência, prevenção, promoção da saúde, vigilância e formação em saúde na Atenção Primária à Saúde; III – Proporcionar que a atenção seja contínua a curto prazo, por meio da definição de profissional de referência da e-Multi (Equipe multidisciplinar) e equipe vinculada, a fim de qualificar a diretriz de longitudinalidade do cuidado. IV – Favorecer os atributos essenciais e derivados da Atenção Primária à Saúde, conforme orientado pela Política Nacional da Atenção Básica - PNAB, por meio da atenção interprofissional, de modo a superar a lógica de fragmentação do cuidado que compromete a corresponsabilização clínica.

Assinale a afirmativa correta:

a) As afirmações I, II e III estão corretas.

b) As afirmações II e III estão corretas.

c) As afirmações I e IV estão corretas.

d) As afirmações I, II e IV estão corretas

9 - Desde a institucionalização da Política Nacional de Promoção da Saúde - PNPS, muitos acontecimentos desenharam novos cenários, interferindo na discussão da promoção da saúde. A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi instituída pela Portaria MS/GM nº 687, na seguinte data:

a) 11 de novembro de 2014 b) 30 de março de 2006 c) 19 de setembro de 1990 d) 05 de outubro de 2006

10 - Os valores e princípios configuram-se como expressões fundamentais de todas as práticas e ações no campo de atuação da promoção da saúde. Assinale a alternativa que não corresponde com os princípios da Política Nacional de Promoção da Saúde - PNPS.

a) Equidade e empoderamento

b) Autonomia e integralidade

c) Participação social e intersetorialidade

d) Desigualdade e individualidade

11 - Fazem parte das ações prioritárias da Política Nacional de Promoção da Saúde:

I. Alimentação saudável e atividade física.

II. Formação e educação permanente

III. Prevenção da violência e estímulo à cultura de paz.

IV. Prevenção da gravidez na adolescência.

V. Prevenção e controle do tabagismo.

Assinale a afirmativa correta:

a) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas

b) Todas as alternativas estão corretas

c) As alternativas I, II, III e V estão corretas

d) Nenhuma das alternativas estão corretas

12 - Os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) podem ser compreendidos como os fatores e mecanismos através dos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados por meio de ações baseadas em informação. Nessa perspectiva, assinale a alternativa incorreta:

a) As diferenças na renda influenciam a saúde pela escassez de recursos dos indivíduos e pela ausência de investimentos em educação, transporte, saneamento e serviços de saúde.

b) Os processos econômicos e de decisões políticas pouco influenciam a produção de saúde da população, sendo os fatores individuais e genéticos considerados mais importantes na relação saúde-doença

c) São os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam na ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego.

d) A percepção de desigualdade social ocasiona estresse e compromete a saúde de um determinado grupo que convive com iniquidades de renda

13 - Em relação à Territorialização em Saúde, é correto afirmar, exceto:

a) É necessário conhecer o território. Isso significa conhecer a população, o ambiente, e as suas relações. A partir disso, é possível conhecer as suas necessidades e, então, organizar o serviço de forma eficaz.

b) Os territórios são diferentes uns dos outros, isso significa que uma forma de organização dos serviços que funcione muito bem em determinado local pode dar muito errado em outro.

c) Os serviços de saúde não devem se adaptar às necessidades da população.

d) Na equipe de saúde, conhecer o território é uma função de todos que compõem a Equipe de Saúde da Família.

14 - Em relação à Territorialização em Saúde, é correto afirmar:

I. O território área é de responsabilidade de uma UBS e corresponde à área de atuação de uma a no máximo três equipes de saúde. II. O território micro área é uma subdivisão do território-área de responsabilidade da equipe de saúde. Corresponde à área de atuação do ACS. Seu objeto é a delimitação de espaços onde se concentram grupos populacionais homogêneos, de risco ou não, com vistas à identificação das necessidades de saúde das famílias residentes, programação e acompanhamento das ações destinadas à melhoria das suas condições de saúde. III. Quanto ao território área, seu objetivo é planejar as ações, organizar os serviços para o atendimento das necessidades dos profissionais da equipe de saúde da família, com vistas à melhoria dos indicadores e condições de saúde da comunidade. IV. Uma ferramenta importante, é organizar os dados por micro área, possibilitando um conhecimento mais preciso da sua população adstrita.

Assinale a afirmativa correta:

a) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

b) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

d) Todas as afirmativas são corretas.

15 - São características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica:

I. Definição do território de atuação e de população sob responsabilidade das UBS e das equipes. II. Programação e implementação das atividades de atenção à saúde de acordo com as necessidades de saúde da população. Inclui-se aqui o planejamento e organização da agenda de trabalho compartilhado de todos os profissionais e recomenda-se dividir a agenda de atendimento segundo critérios de problemas de saúde. III.Participar do planejamento local de saúde, assim como do monitoramento e avaliação das ações na sua equipe, unidade e município. IV. Realizar atenção à saúde em locais do território (salões comunitários, escolas, creches, praças etc.) e em outros espaços que comportem a ação planejada.

Assinale a afirmativa correta:

a) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

b) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

d) Todas as afirmativas são corretas.

16 - Sobre as características do trabalho das equipes de atenção básica, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O Ministério da Saúde entende a Estratégia Saúde da Família (ESF) como um conjunto de ações de caráter individual ou coletivo situadas no nível de Atenção Básica do sistema de saúde. ( ) Dentre as suas atribuições, as Equipes de Saúde da Família devem planejarações, conceber a saúdecomo um processo de responsabilidade compartilhada e pautar suas açõesentendendo a família como espaço social. ( ) Planejar ações que não produzam impacto sobre as condições de saúde da população da sua área de abrangência, orientadas por um diagnóstico participativo, capaz de identificar a realidade local e o potencial da comunidade na resolução dos problemas de saúde. ( ) Os profissionais da Equipe de Saúde da Família devem apresentar competência técnica, criatividade, senso crítico, práticas de atendimento humanizadas e pouco resolutivas e capacitação para atuar no planejamento e avaliação das ações.

Assinale a afirmativa correta:

a) V V F V

b) V V V F

c) F F V V

d) V V F F

17 - Uma família chega à unidade de saúde com consulta agendada para acompanhamento do filho de 14 anos, devido intensas crises de cefaleia (dor de cabeça) seguida de desmaios. Após serem recebidos, acolhidos e o adolescente avaliado, foram encaminhados para a consulta. O médico realizou o exame físico, investigação dos dados e, após conversar com a família, solicitou uma tomografia computadorizada, pedindo que eles fizessem o exame com urgência e retornassem com o resultado o mais brevemente possível para possibilitar o diagnóstico definitivo e a implementação do tratamento. A família sai do consultório e procura a equipe de regulação e agendamento da unidade. Quando são atendidos, não mencionam a urgência do caso e conseguem o agendamento para a realização do exame só para 10 meses à frente.

Dentre as afirmativas abaixo, identifique como Verdadeiras (V) as que representam problemas no manejo desse caso pela equipe e formas para minimizá-los e qualificar para a oferta de um cuidado resolutivo. As demais afirmativas, classifique como Falsas (F).

( ) Não houve comunicação entre o médico e a equipe e, apesar de garantirem o acesso com consulta e encaminhamentos, não houve facilitação desse acesso e resposta positiva, com resolubilidade. ( ) Houve prejuízo do seguimento do caso, podendo provocar danos à saúde do usuário e seus familiares, e comprometimento do vínculo e da longitudinalidade do cuidado. ( ) As reuniões de equipe são importantes para rever os pontos críticos e estabelecer o diálogo entre a equipe, corrigindo as fragilidades de comunicação. ( ) Todos os profissionais precisam conhecer os fluxos e a oferta de serviços disponibilizada pela sua unidade, minimizando as falhas e consequentemente a quebra do cuidado acolhedor e resolutivo prestado aos usuários.

Assinale a afirmativa correta:

a) V V F V

b) V V V F

c) V V V V

d) V V F F

18 - A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho. É princípio da PNH do SUS, exceto:

a) Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos.

b) Gestão participativa e cogestão

c) Indissociabilidade entre atenção e gestão

d) Transversalidade

19 - Considerando a Lei que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e outras providências, analise as afirmativas abaixo.

I. A Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde são instâncias colegiadas do

Sistema Único de Saúde (SUS).

II. Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) são destinados a investimentos na rede de serviços, à cobertura assistencial ambulatorial e hospitalar e às demais ações de saúde.

III. O Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) terá

representação no Conselho Nacional de Saúde.

V. O Conselho de Saúde tem caráter permanente e deliberativo.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmativa I está correta

b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas

c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas

d) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

20 - Segundo o Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011, a descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema é a definição de:

a) Pactuação Integrada em Saúde. b) Rede hierarquizada em Saúde. c) Rede de Atenção à Saúde. d) Mapa da Saúde.


Edições (731) 4 de Março de 2024
Entidade Controladoria e Ouvidoria