Prova curso introdutório M02 - Agente de combate às Endemias
1 - A leishmaniose é uma doença de importância na saúde pública do Brasil, sendo amplamente distribuída em todo o território nacional, sabendo-se disto em relação a sua transmissão é uma doença:
a) Infecciosa, contagiosa e transmitida através da picada do mosquito palha.
b) Não infecciosa, não contagiosa e transmitida através da mordida de cão contaminado.
c) Infecciosa, não contagiosa e transmitida através da picada do mosquito palha.
d) Não Infecciosa, não contagiosa e transmitida através da picada do mosquito palha.
2- Em relação ao agente etiológico da Leishmaniose, podemos afirmar que é uma doença:
a) Causada por bactéria do gênero Leishmania, sendo popularmente chamada de Calazar.
b) Causada por Protozoário do gênero Leishmania, sendo popularmente chamada de Dengue.
c) Causada por vírus do gênero Leishmania, sendo popularmente chamada de Calazar.
d) Causada por Protozoário do gênero Leishmania, sendo popularmente chamada de Calazar.
3 - Cães acometidos pela leishmaniose podem ser sintomáticos ou assintomáticos, em relação aos cães sintomáticos, quais os principais sinais clínicos observados?
a) Onicogrifose, diarreia e alopecia.
b) Onicogrifose, alopecia e emagrecimento.
c) Lesões, emagrecimento e sangramento nas fezes.
d) Lesões, alopecia e diarreia.
4 – Quais são os testes de diagnóstico recomendados para detectar cães sororreagentes para leishmaniose visceral determinados no Programa de Controle e Vigilância da Leishmaniose Visceral implementados pelo Ministério da Saúde no Brasil:
a) Teste rápido (DPP) e Hemograma.
b) Hemograma e Elisa.
c) Teste rápido (DPP) e Elisa.
d) Hemograma e Rifi.
5 – São zoonoses de importância na saúde pública, com programas de controle e vigilância implementados pelo Ministério da Saúde no Brasil:
a) Dengue e Leishmaniose.
b) Dengue e Zika.
c) Raiva e Leishmaniose.
d) Raiva e Sarampo.
6 – Em relação a arboviroses, analise as afirmativas abaixo:
I – O vírus da dengue (DENV) pertence ao gênero Flavivírus, da família Flaviviriade, que possuem 4 sorotipos.
II – A classificação de arboviroses engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, aracnídeos e insetos.
III – Quanto aos modos de transmissão das arboviroses urbanas, encontramos as vias vetoriais, vertical e transfusional, sendo que, a via vetorial é mais rara de acontecer.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas a afirmativa II está correta.
b) Apenas as afirmativas I e III está correta.
c) Apenas a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
7 – A entomologia é caracterizada por um conjunto de informações relativas ao vetor, tais como, seus depósitos predominantes, distribuição geográfica e índices de infestação, que servem para nortear as ações de controle em qualquer cenário. São índices norteadores de ações, EXCETO:
a) Índice de Tipo de Reagentes (ITR).
b) Índice de Infestação Predial (IIP).
c) Índice de Breteau (IB).
d) Índice Entomológico (IE).
8 – São métodos de controle de vetores, EXCETO:
a) Controle mecânico.
b) Controle químico.
c) Controle sociocultural.
d) Controle biológico.
9 – A aplicação com UBV (ultra-baixo-volume) possui o objetivo de eliminar de forma rápida as fêmeas adultas do Aedes aegypti que possam sustentar uma transmissão de arboviroses. No entanto, existem fatores que interferem na ação da UBV, que são fatores:
a) Operacionais, climáticos e culturais.
b) Operacionais, climáticos e sócio-ambientais.
c) Climáticos, sócio-ambientais e sócio-culturais.
d) Climáticos, sócio-ambientais e culturais.
10 – No programa de controle de dengue são realizados planejamentos de ações para a destruição de depósitos. Os recipientes são aqueles que contem água e podem servir como criadouros para reprodução do Aedes aegypti. O depósito que foi destruído ou inutilizado como criadouro é denominado:
a) depósito cuidado.
b) depósito eliminado.
c) depósito inspecionado.
d) depósito tratado.
11 - A dengue é uma doença febril causada por vírus, caracterizada principalmente por febre alta de início rápido, transmitido por mosquitos que ocorrem em áreas tropicais e subtropicais. Os mosquitos se desenvolvem através de metamorfose completa, sendo que o ciclo total da vida do mosquito vetor da dengue compreende as fases:
a) ovo, pupa e adulto.
b) ovo, larva e adulto.
c) larva, pupa e adulto.
d) ovo, larva, pupa e adulto.
12 – Os Sistemas de Informação em Saúde consistem em um importante mecanismo de coleta, processamento e organização das principais informações de uma população, servindo de base para a tomada de decisões no planejamento dos serviços de saúde. No Programa Nacional de controle vetorial, várias ferramentas de informações são utilizadas para alimentar o banco de dados do Ministério da Saúde, EXCETO:
a) SISLOC.
b) SISNET.
c) SIPNI.
d) SisPNCD.
13 – A febre amarela é transmitida por mosquitos a pessoas nãovacinadas em áreas de mata. A vacinação está disponível nos postos de saúde de todo o país e é recomendada para pessoas que habitam ou visitam áreas com risco da doença. Em relação a febre amarela são condições favoráveis para o aparecimento de surto, EXCETO:
a) condições meteorológicas favoráveis relacionadas com escassez de vetores.
b) deslocamento por motivos diversos de pessoas susceptíveis para a área endêmica de febre amarela silvestre.
c) observação do aparecimento de macacos mortos sem causa determinada.
d) porcentagem baixa de vacinação da população residente nas áreas endêmicas e de transição para febre amarela silvestre.
14 – O escorpião, também conhecida por lacrau ou alacrau, é um animal invertebrado artrópode que pertence á ordem scorpiones estando enquadrado na classe dos aracnídeos. Atualmente já estão catalogadas cerca de 1600 espécies. No Brasil existem cerca de 160 espécies. Em relação dos escorpiões:
Assinale a alternativa CORRETA
a) o controle de escorpião deve ser realizado apenas manejo ambiental.
b) O controle de escorpião deve ser realizado por manejo ambiental e tratamento químico.
c) O controle de escorpião deve ser realizado apenas por tratamento químico.
d) O controle de escorpião deve ser realizado por aplicação de inseticida para controle tanto dos escorpiões como de baratas, já que a barata é o principal alimento do escorpião.
15 – Conforme preconizado pela Política Nacional de Vigilância em Saúde e pela Política Nacional de Atenção Básica, a integração entre as ações de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica é fator essencial para o atendimento das reais necessidades de saúde da população. Nesse sentido, o trabalho conjunto e complementar entre os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e os Agentes de Comunitários de Saúde (ACS), em uma base territorial comum, é estratégico e desejável para identificar e intervir oportunamente nos problemas de saúde-doença da comunidade.
Sobre as atribuições do Agente de Combate às Endemias é EXCLUSIVO da sua categoria:
a) Informar os usuários sobre as datas e horários de consultas e exames agendados; b) Registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações, os dados de nascimento, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantindo o sigilo ético; c) Realizar ações de campo para pesquisa entomológica e malacológica e coleta de reservatórios de doenças; d) Utilizar instrumentos para a coleta de informações que apoiem no diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade.16 – Considera-se caso suspeito de dengue todo paciente que apresente doença febril aguda, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos sinais ou sintomas como cefaléia, dor retro-orbitária, mialgia, artralgia. Com isso, todo caso suspeito de dengue deve ser notificado à Vigilância Epidemiológica, sendo imediata a notificação. As notificações desses casos são realizadas no Sistema de Informação reconhecido pela sigla:
a) Conecte SUS b) eSUS c) Dataweb d) SINAN17 – O surgimento dos Agentes de Combate às Endemias foi fundamentado desde períodos coloniais como os surtos de Febre Amarela, Malária, Leishmaniose e Doença de Chagas. Diante, a importância das visitas domiciliares desenvolvidas pelo ACE, marque a alternativa INCORRETA.
a) A presença regular dos ACE nas residências em áreas prioritárias é uma importante medida para a promoção de informações que visa favorecer a mudança de comportamento da comunidade.
b) As visitas domiciliares são precedidas de ações de planejamento, preparação e organização das atividades, e têm por base o território de atuação.
c) O número de visitas domiciliares e as metas de rendimento médio devem ser programadas de acordo com a realidade do município, mas não se precisa levar em conta o tamanho dos imóveis, apenas as condições climáticas e a carga horária diária.
d) A partir dos PA, os ACE se dirigem à área de trabalho e iniciam o processo de vistoria dos imóveis para identificação de potenciais criadouros.
18 – Em relação aos objetivos da Educação Permanente, assinale a alternativa incorreta:
a) Promover mudanças institucionais;
b) Fortalecer ações de equipes institucionais;
c) Transformar práticas e técnicas sociais no ambiente de trabalho;
d) Auxiliar no desenvolvimento de novos conhecimentos.
19 - “O conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema”, refere – se a qual princípio do SUS:
a) Universalidade;
b) Integralidade da assistência;
c) Igualdade da assistência;
d) Participação da comunidade.
20 - A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão,qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho. É princípio da PNH do SUS, exceto:
a) Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos.
b) Gestão participativa e cogestão
c) Indissociabilidade entre atenção e gestão
d) Transversalidade
Edições | (731) 4 de Março de 2024 |
---|---|
Entidade | Controladoria e Ouvidoria |